Página inicialDestaqueGolpistas usam mensagens por WhatsApp, SMS e e-mail para emitir falso alerta de suspensão de CNH
Golpistas usam mensagens por WhatsApp, SMS e e-mail para emitir falso alerta de suspensão de CNH
novembro 21, 2024
Tentativas de fraudes já foram registradas em pelo menos 18 estados e no DF


Detrans alertam para risco de golpe – Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Porto Velho, RO - Golpistas estão usando o WhatsApp, e-mails e mensagens de texto (SMS) para tentar tirar dinheiro de motoristas, informando que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está em processo de suspensão ou cassação. O alerta foi feito pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), mas casos foram registrados em pelo menos 18 regiões do País.

As mensagens fraudulentas apresentam links que levam para páginas que simulam o sistema Gov.br. Apesar de usar termos como “CNH”, os links geralmente têm outras informações que podem ajudar a identificar a fraude, como pode ser visto na mensagem abaixo.



Quem clica no link e acessa o sistema fraudulento é orientado a informar dados pessoais para consultar o suposto processo e, em seguida, recebe informações – sempre falsas – sobre supostas infrações e valores que devem ser pagos.

Em nota, o Detran paranaense informou que “não solicita pagamentos por aplicativos de mensagens nem compartilha links de cobrança”, o alerta vale para outas localidades do País. Segundo diretor-presidente do órgão no PR, Adriano Furtado, “é importante também que o cidadão acesse os sites oficiais e verifique sempre se ele termina com gov.br para evitar prejuízos”.

O Paraná é um dos estados onde o golpe já foi registrado. Há informações, porém, sobre o envio das mesmas mensagens fraudulentas em várias partes do País. Ao todo, motoristas de 18 estados e do Distrito Federal já foram alvos dos golpistas.

Veja a lista:

Acre;
Amazonas;
Bahia;
Ceará;
Distrito Federal;
Espírito Santo;
Maranhão;
Mato Grosso do Sul;
Minas Gerais;
Paraíba;
Paraná;
Pernambuco;
Rio Grande do Norte;
Rio Grande do Sul;
Rondônia;
Roraima;
Santa Catarina;
São Paulo
e Sergipe.

Além de evitar clicar em qualquer link recebido por mensagem de texto, WhatsApp e e-mail, uma das recomendações é usar o aplicativo oficial Carteira Digital de Trânsito (CDT), que permite receber notificações sobre infrações e penalidades. Em caso de dúvida, os motoristas devem acessar os canais oficiais de comunicação do Detran de cada localidade.

Fonte: Carta Capital
Tags
Destaque