Professores e estudantes de Rondônia embarcam para intercâmbio na Inglaterra
julho 23, 2024
Página inicialDestaqueProfessores e estudantes de Rondônia embarcam para intercâmbio na Inglaterra Professores e estudantes de Rondônia embarcam para intercâmbio na Inglaterra Julho 23, 2024
Os participantes, selecionados para participar do programa Intercâmbio Rondônia, integram escolas da Rede Pública Estadual de Ensino
Porto Velho, RO - Na madrugada da segunda-feira (22), vinte estudantes e três profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) embarcaram para um intercâmbio de duas semanas na Inglaterra. Onze professores, também selecionados, embarcaram no sábado (20). Os participantes do programa Intercâmbio Rondônia integram escolas da Rede Pública Estadual de Ensino que aderiram ao projeto “Aprendizagem e Diversidade do Ensino da Língua Inglesa nas Escolas Públicas”, aplicado no 8º e 9º ano.
Os docentes vão imergir por um período de duas semanas em um curso de aperfeiçoamento da Língua Inglesa Os docentes escolhidos, que desembarcaram em Londres no domingo (21), estarão imersos em um curso de aperfeiçoamento em Língua Inglesa por um período de duas semanas no turno vespertino, alinhado à oportunidade de ampliar a bagagem cultural por meio de interações com indivíduos de várias nacionalidades, além de realizar visitas a instituições emblemáticas do país, como museus, universidades e teatros.
Enquanto isso, os estudantes que desembarcam nesta terça-feira (23), desfrutarão da Universidade de Oxford a partir do dia 24, na cidade homônima, participando, sob acompanhamento de tutores dedicados, de uma série de atividades acadêmicas e culturais no período matutino e vespertino. As atividades vão fomentar tanto a interação com intercambistas de diferentes origens quanto o envolvimento em atividades recreativas e culturais enriquecedoras.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, este programa vai além do desenvolvimento linguístico, oferece a professores e alunos a chance de melhorar suas habilidades e, também se conectar com pessoas de todo o mundo, explorar novas culturas e descobrir programas de estudos no exterior como bolsistas. “O conhecimento adquirido durante o intercâmbio vai contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento dos alunos”, destacou.
Segundo a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, foram oferecidos aos participantes do programa o custeio de passaporte, a acomodação com alimentação, curso em Londres para professores e em Oxford para os estudantes, as passagens terrestres para logística até o aeroporto de Porto Velho e do aeroporto para retorno aos seus municípios, as passagens aéreas de Porto Velho/Oxford/Porto Velho, além de uma ajuda de custo para eventuais despesas.
SELEÇÃO
Segundo o coordenador do programa, Djair Fogaça, a seleção rigorosa dos estudantes, que aconteceu por meio do Edital Nº 001/2024/DGE/SEDUC/RO, considerou não só a excelência acadêmica, mas também o comprometimento com os respectivos projetos de vida, participação em atividades escolares para melhorar o inglês, comportamento exemplar com os colegas e a colaboração eficaz com a equipe escolar. “Os estudantes selecionados terão a chance de aprimorar o idioma, desenvolver habilidades acadêmicas e expandir sua visão de mundo. Além disso, o intercâmbio vai promover interação com estudantes e professores locais, proporcionando uma experiência internacional enriquecedora e inesquecível”, ressaltou.
Em relação aos educadores, foram selecionados aqueles que mostram dedicação constante ao ensino de alta qualidade, oferecendo uma educação enriquecedora aos alunos. Djair destacou que, a seleção priorizou aqueles que enriquecem metodologicamente suas aulas com temas transversais e se destacam por ações nos projetos e programas da Seduc. “A participação ativa em capacitações oferecidas pela Seduc também foi um critério essencial”, ressaltou.
REALIZAÇÃO
Para a estudante Ana Julia, de 14 anos, que estuda na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estudo e Trabalho, em Porto Velho, ser escolhida para o intercâmbio em Oxford é a concretização de um sonho. “Lembro de salvar pastas no meu celular planejando todos os detalhes de uma viagem como esta, selecionando até mesmo as roupas que eu usaria.
Isso sempre foi um sonho enorme para mim. Aperfeiçoar meu inglês, conhecer a cultura, experimentar a culinária local, tudo isso é muito emocionante para mim. Saber que vou realizar esse sonho de longa data é incrível. Sou grata ao governo do estado por esse projeto e a todo o apoio dos meus pais e da escola”, concluiu.
Luiza Helena de Souza S. Valente – Porto Velho; Miguel Cabral Reis – Presidente Médici; Ana Júlia Garcias da Silva – Porto Velho; Karolyna Ribeiro Beber – Cacoal; Geovanna Catherine Carneiro de Oliveira – Presidente Médici; Eloá Guedes Rodrigues – Campo Novo de Rondônia; Hechelen de Sá Greim – Colorado Do Oeste; Kyara Aiko Hosi – Pimenta Bueno; Marina Gomes Bonfim – Ariquemes; Emilly Brito Iareski – Nova Brasilândia do Oeste; Vithória Amelyanna Dias do Nascimento – Vilhena; Grazielly Rezende de Souza – Presidente Médici; Leila Kadri Rolim de Moura – Rolim de Moura; Matheus Henrique da Silva Oliveira – Ariquemes; Brenda Emanuelly De Souza Santos – Buritis; Júlia Rossi Dell Zotto Ritter – Cerejeiras; Alexandra Hitomi Hosi Oda – Pimenta Bueno; Bianca Camargo Poleski – Ji-Paraná; Yasmim Souza Homem – Teixeirópolis; e Valentina Zanoni Eller – Alto Alegre dos Parecis.
0 Comentários