A atividade, que visa a formação de cidadãos conscientes e que respeitem a legislação, faz parte do projeto “Criança de Hoje, Condutor de Amanhã”

Porto Velho, RO - Ensinamentos lúdicos sobre a importância do cumprimento das leis de trânsito, e orientações sobre respeito ao próximo e proteção à vida, foram repassados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) para mais de 80 estudantes da escola Santa Marcelina, na manhã desta sexta-feira (12), no Porto Velho Shopping.

A atividade, que visa a formação de cidadãos conscientes e que respeitem a legislação, faz parte do projeto “Criança de Hoje, Condutor de Amanhã”, desenvolvido pela Semtran em diversas escolas de Porto Velho, com objetivo de promover a educação de trânsito entre crianças e adolescentes.

Na ocasião, os agentes da Semtran orientaram os estudantes, abordando temas como o respeito aos semáforos, a utilização correta das faixas de pedestres e a importância do uso do cinto de segurança. O respeito aos limites de velocidade, a proibição do uso do celular ao volante e os cuidados necessários ao atravessar a rua também foram ensinados aos alunos.


Mais de 80 alunos participaram da ação

De acordo com a Semtran, por meio de dinâmicas interativas e simulações de situações reais, é possível conscientizar os estudantes sobre as consequências do desrespeito às leis de trânsito.

“Nós queremos formar cidadãos conscientes para trafegar nas vias de Porto Velho, do estado de Rondônia e do Brasil afora. Nessa ação de hoje, nós trouxemos a Escola Santa Marcelina, e montamos um circuito o mais parecido possível, com vaga de estacionamento para idosos, com vaga de estacionamento para pessoas com necessidades especiais, um circuito com faixa de pedestre, para que essa criança saiba como fazer uma travessia segura”, destacou o gerente da Divisão de Fiscalização de Trânsito, J. Silva.


Foram abordados temas como respeito aos semáforos, utilização correta das faixas de pedestres e importância do uso do cinto de segurança

Os projetos de educação de trânsito desenvolvidos pela pasta envolvem as escolas da rede municipal e estadual, além de instituições privadas. Somente no ano passado mais de 100 mil alunos foram atendidos.

Para a professora do 5º ano do Colégio Santa Marcelina, Juliana Heron, “na mais tenra idade é o momento que eles mais estão suscetíveis à aprendizagem. Todas as janelas de aprendizagem estão abertas na vida deles. Eu creio que quando se faz um trabalho desse, além de ser preventivo, é pontual, para os dias de hoje, em meio à situação que a gente vive contra a violência”.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)