Produtores rurais e técnicos ligados à cadeia produtiva do café em Roraima iniciaram,esta semana, uma programação de visitas a municípios de Rondônia, com o objetivo de conhecer o sistema de produção de cafés robustas amazônicos, uma vez que o estado é o quinto maior produtor de café do país e está entre os três maiores estados produtores da espécie Coffea canephora e é uma referência no cultivo de robustas amazônicos.
A iniciativa é da Associação dos Empreendedores Rurais do Bonfim (AERBON) com o apoio da Embrapa Roraima. A comitiva é liderada pelo pesquisador da Unidade, Otoniel Ribeiro Duarte, que através dos Fóruns Municipais da Agricultura Familiar de Roraima, incentivou a AERBON, precursora no plantio de cafés robustas amazônicos no estado. Junto vieram representantes de 4 associações do entorno de Bonfim, que motivados pela experiência da AERBON, querem também iniciar o plantio e beneficiamento desta cultura em Roraima.
A programação de visitas foi iniciada no município de Ouro Preto do Oeste, onde visitaram o Campo Experimental da Embrapa e conheceram os trabalhos realizados pela Embrapa Rondônia, desde o plantio, passando pelo melhoramento genético até a pós-colheita. Também visitaram uma propriedade produtora de grãos e de mudas de café. Seguiram em visita a propriedades, viveiristas e agroindústrias de café. No município de Rolim de Moura visitaram área de produtor e um grande viveiro de mudas de café. Hoje (4), em Alta Floresta do Oeste, também teve visita a dois produtores de café. O tour será encerrado nesta sexta-feira (5), no município de Cacoal, com visita a propriedade de um produtor de café, que também beneficia a produção.
0 Comentários